Sobre
Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco, atua no mercado como professor de música desde 2013; neste mesmo ano, Raphael, começou sua trajetória como guitarrista/violonista em projetos como “Cláudia Beija e Banda - Noel dá Samba”, desde então Raphael tem trabalhado como guitarrista “sideman” em diversos projetos ao longo dos anos.
Pode-se dizer que sua trajetória musical iniciou-se na infância ouvindo Milton Nascimento (Rouxinol; E agora rapaz ? )e tentando tocar “bateria” (de plástico/brinquedo) junto das músicas. Mas o universo sonoro em que foi criado não se resumia a Milton e música brasileira como um todo, mas também tudo aquilo que fazia parte da discografia de seu pai. Cresceu ouvindo Pat Metheny, e por isso essa não poderia deixar de ser uma grande influência, se não a maior, no seu fazer musical.
Suas referências não se limitam a aspectos técnicos ou idiomáticos do instrumento que toca, mas reverberam muito mais nas nuances melódicas, harmônicas e arquitetônicas da música.
Formado na UFPE no ano de 2017, Raphael considera que boa parte do seu despertar musical aconteceu após o seu período na instituição.
Quando o mesmo entrou no Conservatório Pernambucano de Música, deparou-se com um novo mundo de pessoas ferventes pelo fazer musical e lá um novo despertar se iniciou.
No fim de 2021 o músico criou dois projetos em conjunto com dois músicos. G.R.ÃO, com George Aragão (piano) e Rivoa Duo com Pedro Ivo (harmônica).
Atualmente ambos os projetos estão em vigor. E também o trabalho do músico como sideman de bandas e artistas locais.
Há , agora, um porém, o Rivoa Duo se expandiu para um formato maior, tornando-se a chamar, Rivoa Quinteto.
E no final de 2022, o guitarrista pernambucano encerrou seu ciclo na instituição Conservatório Pernambucano de Música, fazendo um Recital com formações diversas, desde uma apresentação solo à uma formação em trio e em quarteto. Explorando algumas composições de artistas que são importantes na sua carreira, como Pat Metheny, George Aragão, assim como composições de sua autoria.
Atualmente o músico está focado em continuar com o Raphael Aragão Trio e Raphael Aragão Quarteto. Procurando explorar da melhor forma possível o papel da guitarra neste dois formatos.